quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nota esclarecimento (assunto REITOR)

Nota de Esclarecimento dos estudantes da FURG sobre as declarações do Reitor!

Nas três longas Assembléias Gerais dos estudantes da FURG, convocadas pelo DCE, o DAEQ esteve presente lutando sempre para fortalecer o Movimento Estudantil na nossa Universidade. A pauta foi: a posição dos estudantes sobre as declarações do Reitor e sobre a repercussão das notas "Luto por Respeito", publicada pelo DARB, junto com o DAFB (Medicina) e DAEQ (Eng. Química), e "Respeito acima de Tudo" publicada pela Administração da FURG.




                                  Nota de Esclarecimento

               
Após a realização de Assembléias Gerais ocorridas nos dias 25/05, 29/05 e 31/05, promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes, os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande – FURG vêm através dessa nota, esclarecer os motivos do descontentamento da comunidade estudantil, sobre as declarações do Magnífico Reitor da FURG.
Sentimo-nos ofendidos com as declarações proferidas pelo Reitor na aula inaugural das engenharias do dia 25/03/2011. Na oportunidade, ele refere-se aos acadêmicos das engenharias como irresponsáveis quanto às suas formações, além de, metaforicamente, cogitar vender um bem público que é a nossa Universidade.
Na semana de acolhida aos calouros do curso de Medicina, o Reitor afirmou ver na plateia semblantes que não lhe inspiravam confiança e que estes provavelmente não seriam bons médicos. 
No Prêmio da Acolhida Cidadã, mais uma vez proferiu palavras que nos deixam perplexos, questionando o caráter e afirmando a insanidade de acadêmicos da universidade.
Em seus artigos, principalmente o denominado “Acolhida cidadã versus trote na FURG”, disponível no site da Universidade, o Reitor desrespeita alunos, suas famílias e a comunidade riograndina como um todo, ao citar que:
“Infelizmente, a nossa Instituição que é federal, pública, gratuita e, portanto, mantida pela própria sociedade, ainda recebe muitos dos seus filhos e filhas com uma enorme falta de cultura, conhecimentos, dignidade, caráter e respeito pela cidade e bens públicos. A estas e estes “cidadãs e cidadãos”, como já fizemos com as solenidades de formaturas, imporemos o respeito, a dignidade, a formação e o reconhecimento, na forma da lei”
Por fim, gostaríamos de deixar claro, que o nosso descontentamento é somente contra as palavras do REITOR, e não dos demais administradores da nossa Universidade, tendo em vista que os mesmo também assinaram o artigo de resposta da administração da FURG “Respeito acima de Tudo”.
Os fatos discorridos acima não explicam integralmente os acontecimentos uma vez que a comunidade acadêmica não tem acesso às gravações dos eventos, portanto não temos como citar literalmente as palavras do Reitor.
            Reiteramos nosso descontentamento, lamentamos a ocorrência de tais fatos e esperamos que situações desta natureza não voltem a acontecer.

Rio Grande, 31 de Maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário