segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PDI e PPI - o DAEQ presente para aproximar você das realidades.



O Diretório Acadêmico de Engenharia Química mantendo o compromisso de informar, lutar, dialogar, democratizar, pelo e para o estudante do curso, segue firme suas metas. E, deste modo participamos na última sexta-feira (23/09/2011), através do nosso membro Thales Spotorno, do Seminário da Reitoria, onde foram discutidos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI).



Os dois, tanto o plano quanto o projeto, consistem de um documento com diretrizes da Universidade para os períodos abaixo destacados:

·  Plano de Desenvolvimento Institucional – de 2011 até 2014;

·  Projeto Político Pedagógico Institucional – de 2011 até 2022.


Estes documentos foram montados através de Seminários realizados em cada unidade acadêmica (servidores e “alunos”). Tais documentos procuram abranger todos os anseios da Universidade.




Veja a notícia do site da FURG:  

23/09/2011 - 195 acessos
Apresentadas as propostas do PDI e PPI da Universidade
O Comitê Assessor de Planejamento apresentou na tarde desta sexta-feira (23), durante Seminário, a Proposta do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). Os pró-reitores de Graduação, Cleuza Dias, e de Administração e Planejamento, Mozart Tavares Martins Filho, detalharam as propostas.

A criação do Comitê que organizou esse processo foi aprovada no mês de março de 2010 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea). A partir daí começaram as discussões em torno da revisão do PPI e PDI como forma de orientar os novos desafios da Universidade.

O reitor da FURG, João Carlos Cousin, enalteceu a participação de professores e servidores na construção de propostas. “Isso mostra o comprometimento com a nossa Instituição”, declarou. Cousin conclamou a comunidade universitária e em geral a ler a proposta. “É um texto enxuto, fácil de ser lido e entendido”. Um dos destaques apontado por ele é a ratificação de que a FURG é uma Instituição tem como filosofia a atividade voltada para o ecossistema costeiro.

A proposta apresentada pode ser encontrada no site www.pdi.furg.br, onde há também outras informações. As pessoas ainda que quiserem colaborar com o documento têm até o dia 7 de outubro para apresentar sugestões. Depois disso, o Comitê vai ser reunir para definir o texto final da proposta e encaminhá-la ao Conselho Universitário (Consun).”



Mas, fique atento, o PDI e o PPI estão disponíveis e abertos a sugestões e esclarecimentos [de qualquer membro da FURG (Servidores e Alunos)], pelo site http://www.pdi.furg.br/ , Acesse, confira, faça parte dessa construção.




O DAEQ era uma das poucas representações estudantis presentes, e quiçá a única. Isso reforça nossa dedicação e comprometimento com os colegas acadêmicos. Ajude-nos nessa construção coletiva, informe, reivindique, sugira, nos visite na nossa sala, debata, apareça para tomar um chimarrão, peçam uma assembléia geral, proteste, haja.

VAMOS INTEGRAR A ENGENHARIA QUÍMICA.








Veja o histórico até o momento do PDI e PPI:

“O processo de revisão do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) teve início em dezembro de 2009, quando a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração - PROPLAD apresentou às demais Unidades da Reitoria a proposta de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2007-2010, com o intuito de projetar horizontes mais longos que os quatro anos já estabelecidos nos Planos anteriores.

Esta proposta teve por base o contexto atual da Universidade integrada à realidade local, regional e nacional, que tem exigido um planejamento de curto, médio e longo prazos.

A necessidade de se rever o PDI também trouxe para a discussão a revisão do Projeto Pedagógico Institucional, como forma de orientar os novos desafios da Universidade.

Para a realização do processo, por indicação do Pró-Reitor da PROPLAD, o COEPEA deliberou, em reunião realizada a 26 de março de 2010, pela criação do Comitê Assessor de Planejamento (Deliberação COEPEA 51/2010), com atribuições de elaborar a proposta dos Planos Institucionais e acompanhar e avaliar a sua execução.

 Na mesma reunião foi aprovado o Programa de Avaliação Institucional, que previa para o primeiro semestre de 2010 a realização da autoavaliação institucional. Para isso, foram constituídas as Comissões Internas de Avaliação e Planejamento em todas as unidades acadêmicas e administrativas. Essas comissões tiveram como responsabilidade conduzir as atividades do processo de avaliação e da revisão do PPI e do PDI junto às unidades acadêmicas e administrativas.

O resultado do processo de autoavaliação constituiu um diagnóstico das potencialidades e fragilidades que subsidiaram a revisão do PPI e do PDI.
Em 14 de maio foi nomeado o Comitê de Planejamento, pela portaria 952/2010, cuja composição buscou a representatividade das áreas do conhecimento e a amplitude das atividades desenvolvidas na Universidade, incluindo servidores técnico-administrativos em educação e docentes, discentes e representantes da sociedade (indicados pelo Conselho de Integração Universidade/Sociedade). 

A primeira ação do Comitê foi organizar a metodologia de trabalho para integrar as manifestações da comunidade universitária e da sociedade acerca da Universidade.

 O Comitê decidiu pela realização de seminários nas unidades acadêmicas e administrativas e com a sociedade, envolvendo as Comissões Internas de Avaliação e Planejamento.

Para orientar as discussões nos seminários internos, o Comitê elaborou um documento.
Este documento é constituído por um texto inicial que reafirmou o compromisso social da Universidade como ente público e questões que visavam estimular os participantes a refletir sobre aspectos relevantes para a elaboração dos Planos Institucionais, com destaque no papel da Universidade Pública para o desenvolvimento do país; nos valores a serem construídos nas relações entre os segmentos da comunidade universitária e com a sociedade; nos perfis de servidores e de estudantes, necessários para o cumprimento do respectivo papel e nos princípios que devem orientar o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade Pública.

O referido documento também instigou a responder sobre o papel a ser desempenhado pela Universidade, a médio e longo prazos (quatro e doze anos), identificando oportunidades e desafios externos considerando as conjunturas global, nacional, regional e local, e o ambiente interno, com suas potencialidades e fragilidades.

No período de setembro a novembro de 2010, as unidades acadêmicas realizaram seminários elaborando relatórios com as suas manifestações, encaminhados ao Comitê.

Em 15 de outubro foi realizado o seminário com a sociedade, com o tema “A FURG que você quer e ajuda a construir”, propondo uma reflexão sobre a missão e fins da Universidade.

Foi solicitada a manifestação sobre questões referentes ao papel da Universidade no desenvolvimento da sociedade; às ações a realizar para consolidar o cumprimento da sua missão e ampliação da sua contribuição no desenvolvimento da região e do país; e às formas de contribuição da sociedade para que a Universidade cumpra o seu papel social. 



Em 21 de outubro foi realizada reunião com representantes dos diretórios acadêmicos, para esclarecimentos e motivação para participação dos estudantes no processo.

Nos dias 8 e 9 de novembro, foi realizado o Seminário da Reitoria, reunindo todas as unidades administrativas, no qual se refletiu sobre os mesmos temas abordados nas unidades acadêmicas.

Concluído o ciclo de seminários, a partir de dezembro de 2010, com base nos relatórios apresentados, o Comitê de Planejamento passou a se reunir semanalmente, analisando criteriosamente a documentação, categorizando e estruturando pré-propostas de PPI e PDI. Durante esse período, como forma de qualificar a proposta, o Comitê buscou assessoramento de diversos membros da comunidade universitária, em aspectos específicos.

Concluindo esta etapa, em 12 de setembro de 2011 o Comitê estabeleceu a data de 23 de setembro para realização do seminário de apresentação da proposta de PPI e PDI à comunidade, resgatando o compromisso assumido no início do processo.” (Fonte FURG)




Atenciosamente,
Mateus Benito de Barros
Acadêmico de Engenharia Química
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Comissão Central da Sem.Acad. da Escola de Química e Alim. - SAEQA
Presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Química – DAEQ
Coordenado de Esporte do Diretório Central dos Estudantes - DCE
Contato: (53) 91221553 ou (53) 32354260

Nenhum comentário:

Postar um comentário